Treinador x Animador de Plateia

Treinador x Animador de Plateia

Já faz algum tempo que penso em escrever um texto sobre o assunto!!

Afinal, observo que a área da saúde vem crescendo cada dia mais com novas modalidades e, principalmente, com as pessoas ficando cada vez mais exigentes, estabelecendo uma obrigatoriedade ao profissional de educação física no tocante a capacitação, objetivando atender toda essa crescente demanda.

Durante muitos anos o educador físico era tido como aquele que motivava às outras pessoas no treinamento diário, na superação de seus limites, na diminuição do seu tempo em uma prova, porém muitas vezes não estava preocupado se aquilo que o seu aluno estava fazendo tinha coerência ou se realmente estava sendo realizado de maneira correta.

Ao longo do tempo percebi que os reais ajustes não eram feitos através de gritos de motivação, de palmas ou de dança, mas sim, por meio de correções, instruções, de comando verbal e visual para que os movimentos tivessem uma progressão correta.

Quantas vezes você não viu professores gritando, motivando um aluno que estava com um padrão de movimento totalmente errado, mas mesmo assim, estavam mais preocupados em animar a plateia do que assumir o papel de educador e cumprir o seu papel?

Isso é muito perigoso!!

Obvio que é necessário motivação durante os treinos e o treinador tem grande responsabilidade nisso, todavia existe uma grande diferença entre você orientar ou educar, ou mesmo, se preocupar apenas em animar, anulando sua responsabilidade dentro da sala de treino.

É muito perigoso motivarmos um aluno que ainda não tem habilidade para levantar um peso maior do que suporta, simplesmente por que você acha que ele pode. E, possivelmente, ele possa mesmo!!

Mas para isso, requer tempo, disciplina e educação.

Ao longo do tempo nosso campo de visão fica um pouco mais seletivo, crítico e preventivo e como educador é importante avaliar esses pontos, para que o aluno tenha plena segurança no educador físico e consiga atingir seus objetivos de forma plena.

 

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

Carrinho de Compras